DEUSES

POSEIDON - é o deus dos oceanos e dos mares e de todos os cavalos, ele era irmão de ZEUS e de HADES, teve participação na guerra dos titãs, ele era muito representado com seu tridente no qual tinha ali todo seu poder. 

ZEUS - Na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do monte olimpo e o deus do céu e do trovão. 


HADES - ao lado de seus irmãos, ZEUS e POSEIDON, detinham o poder sobre todo o  universo. Enquanto ZEUS era o deus dos céus e POSEIDON, dos mares, HADES detinha o poder do mundo inferior, dos mortos.


ATENA - deusa da sabedoria, da paz e da guerra. Era filha de preferida de ZEUS.Segundo a mitologia, ZEUS pediu para que HEFESTOS abrisse sua cabeça com um machado, e retirasse de dentro de sua cabeça a deusa ATENA. 


HEFESTOS - era conhecido como o deus do fogo e também protetor das atividades relacionadas ao metal, era filho de ZEUS e de HERA. Comentasse que o deus do fogo e com aparência de anão, pois tinha problemas nas pernas. E, por esse motivo sua mãe HERA muito e vergonhosa teria jogado ele ao mar. Mais com muita generosidade foi recolhida pela deusa Tétis. Ele que produzia os raios e trovões de ZEUS com seu poder do fogo e metais, também o tridente de POSEIDON e as flechas de APOLO e a armadura de AQUILES na guerra de troia.    


ARES - deus da guerra, era filho de ZEUS e de HERA.Um dos amantes de AFRODITE a deusa do amor e da  beleza .Era muito venerado, em regiões como a Trácia, onde as pessoas eram particularmente ferozes.Ele era obcecado pela guerra, batalhas, brigas, etc..., e governante terrível da cidade de Esparta. Ares é o único deus que se fere com a gravidade. 


DEIMOS - na teologia, de Hesíodo, ele é um dos trés filhos de ARES e de AFRODITE. O terrível DEIMOS é a personificação do pânico e acompanhava seu pai e seu irmão FOBOS, fazendo as tropas abandonarem a formação e fugirem desordena mente.


AFRODITE - deusa da beleza, da paixão, do amor, da fecundidade e do casamento. Há versões para sua origem, a mais conhecida é a da de cronos. A pedido de sua mãe cortou e jogou no mar seu órgão sexual de seu pai, AFRODITE nasceu da espuma que se formou na água. O segredo de AFRODITE era um cinturão mágico com grande poder de sedução.


ÁRTEMIS - deusa da caça e da lua, filha de ZEUS e irmã gêmea de APOLO. Ela era ama especial pelas ninfas, com as quais caçava frequentemente nas florestas. ÁRTEMIS era apaixona por ORION, filho de POSEIDON, pois ele também era um caçador como ela.


HERA - foi a irmã-esposa de ZEUS e deusa grega, era ciumenta e agressiva, já que ZEUS desonrava o casamento que HERA considerava  sagrado. Atentava contra as amantes de ZEUS e seus filhos poupando MAIA e seu filho HERMES que HERA gostava por achá-lo inteligente.


APOLO - foi uma das divindades da mitologia grega - romana, um dos deuses olímpicos. Filho de ZEUS e LETO, irmão de ÁRTEMIS, possuía muitos atributos e funções, possivelmente depois de ZEUS, foi o deus mais influente e venerado de todos as Antiguidades clássica. Era identificado como o deus do sol e a luz da verdade. 


HERMES - era, na mitologia grega, um dos deuses olímpicos, filho de ZEUS e de MAIA, e possuidor de vários atributos. Divindade muito antiga, já era cultuado na história pré-Grécia antiga possivelmente como um deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, das estradas e viagens, entre outros atributos. Ao longo dos séculos seu mito foi extensamente ampliado, tornando-se o mensageiro dos deuses e patrono da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da tronomia, da eloquência e de algumas formas de iniciação, além de ser o guia das almas dos mortos para o reino de Hades, apenas para citar-se algumas de suas funções mais conhecidas.


FOBOS - Deus FOBOS é filho do deus da guerra ARES (o Marte dos romanos) e da deusa do amor Afrodite (a Vênus dos romanos)e irmão gêmeo de DEIMOS(terror) é uma palavra grega que quer dizer "pânico".
"Phobos" é a palavra grega que significa "medo" e serviu de raiz para a palavra "fobia”. Precediam o pai nas guerras, e durante as batalhas, injetando nos corações dos inimigos a covardia e o medo que fazia-os fugir. Desestabilizando os guerreiros inimigos para que os ajudantes de Ares pudessem agir.

DEMÉTER - é uma deusa grega, filha de CRONOS e RÉIA,  deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com DIONISO ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações.

ASCLÉPIO - O culto a ASCLÉPIO, deus greco-romano da medicina, teve muito prestígio no mundo antigo, quando seus santuários converteram-se em sanatórios.

DIONISO - DIONISO ou DIONÍSIO era o deus grego equivalente ao deus romano Baco, dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia, mas, sobretudo, da intoxicação que funde o bebedor com a deidade. Filho de ZEUSe da princesa Semele, foi o único deus olimpiano filho de uma mortal, o que faz dele uma divindade grega atípica.

HIPNO - HiPNOS ou HIPNO  era o deus grego do sono.
De acordo com a mitologia grega, HIPNOS era a personificação do sono, da sonolência; seu equivalente romano era Somnus. Segundo a Teogonia de Hesíodo, ele era filho sem pai de Nix , a escuridão acima de GAIA; outras fontes dizem que o pai era o Érebo (As Trevas Primordiais, que personificava a escuridão profunda e primitiva que se formou no momento da criação). Teve muitos irmãos, entre os quais o mais importante era seu irmão gêmeo Tânato, a personificação da morte. Tanto que em Esparta, era comum sua imagem ser colocada sempre ao lado da morte, representada por seu irmão. Seus outros irmãos nasceram apenas da vontade de Nix, ou da ajuda de Érebo.


EROS - era considerado pelos gregos como o deus do amor. Entre os romanos, ele era conhecido como Cupido, que em latim tem o sentido de ‘amor’. Há várias versões sobre a história deste deus. Segundo Hesíodo, na sua obra Teogonia, e Empédocles, filósofo pré-socrático, ele era descendente de Caos, sendo assim uma divindade primordial. Enquanto o CAOS era o representante do vácuo primitivo reinante no Universo, Eros é a energia que organiza e unifica tudo. Através dele, tudo passava do estado caótico para a condição cósmica, ou seja, ao espaço bem ordenado.


GAIA -  a Mãe Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. Segundo Hesíodo, no princípio surge o CAOS, e do CAOS nascem GAIA, Tártaro, EROS (o amor), Érebo e Nix.
GAIA gera sozinha Urano, Ponto e as Óreas (as montanhas).Ela gerou Urano, seu igual, com o desejo de ter alguém que a cobrisse completamente, e para que houvesse um lar eterno para os deuses "bem-aventurados".

HÉSTIA - filha de Zeus e Cibele, era a divindade que representava o fogo das lareiras, ou seja, as famílias das cidades e das colônias. Héstia é relacionada na mitologia romana como a deusa Vesta, sendo muito respeitada por todos os deuses e mortais. 

HEBE - Na mitologia grega, HEBE, é a deusa da juventude, filha legítima de ZEUS e HERA. Por ter o privilégio da eterna juventude, representava a donzela consagrada aos trabalhos domésticos. Assim, cumpria no Olimpo diversas obrigações: preparava o banho de ARES, ajudava HERA a atrelar seu carro e servia néctar e ambrosia aos deuses. Um dia, quando executava essa tarefa, caiu numa posição inconveniente. Segundo uma versão, os olímpicos puseram-se a rir sem parar e a jovem, envergonhada, negou-se a continuar servindo-os. Foi substituída pelo mortal Ganímedes. HEBE dançava com as Musas e as Horas, ao som da lira de APOLO. Desposou Héracles, quando o herói, após sua morte, foi imortalizado, e com ele teve dois filhos, Alexiares e Anicetus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário